A escolha do tipo de parto cabe apenas ao médico

E-mail Imprimir PDF

O Hospital e Maternidade Santa Bárbara, em Goiânia, foi condenado a indenizar em R$ 50 mil, por danos morais, os pais de um bebê que morreu durante o parto normal, em circunstância na qual seria indicada uma cesariana.

A decisão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), entendeu que cabe ao médico a responsabilidade de decidir qual o procedimento mais adequado para cada caso.

Consta dos autos que as complicações no parto normal foram decorrentes do “tamanho avantajado” do bebê, já conhecidos por exames de ultrassom. Em defesa, a maternidade alegou que a escolha pelo tipo de parto foi realizada pelos pais e, portanto, ambas as partes teriam culpa no acontecimento. Entretanto, o colegiado observou que, mesmo se pai e mãe preferissem um procedimento, seria obrigação do obstetra optar pelo mais adequado à situação.

“Ora, a realização de um parto é uma questão técnica, cuja análise caberá, tão somente, ao profissional capacitado (médico) para, analisando todo o quadro clínico da paciente e do feto, decidir pelo parto normal ou cesariana, não competindo à paciente tal decisão”, afirmou o relator do caso, desembargador Carlos Escher.

O valor indenizatório será igualmente dividido entre os genitores, que também receberão pensão mensal, no valor de 2/3 do salário mínimo até a data que o filho completasse 25 anos e, posteriormente, 1/3, até os 65 anos, já que em famílias de baixa renda pressupõe-se a ajuda financeira mútua entre os membros.

http://justificando.com/

 

Adicionar comentário

Os comentários são de total responsabilidade do seu criador cabendo a ele todas as medidas cabíveis

Código de segurança
Atualizar

DESATE O NÓ...

Mantenha o seu Blog independente

Cabresto sem Nó é um blog direcionado aos interesses dos Analistas-Tributários da Receita Federal. Agradecemos as doações e principalmente as assinaturas que estão sendo vinculadas. Ficaremos mais fortes.

Se você não tem uma conta no Pagseguro, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Ou, você pode ser um patrocinador com uma única contribuição.

Clique no botão abaixo para doar qualquer valor.

Se preferir optar por uma doação mensal e de forma automática, Assine e contribua com nosso blog. Será debitado todo mês o valor de R$ 5,00

Para quem prefere fazer transferência ou depósito em conta:

Banco do Brasil
Agência: 2014-1
Conta Corrente: 95975-8


 

Comentários